Wednesday, June 22, 2005

Tiago Monteiro 3º no GP dos Estados Unidos




No passado domingo, no circuito de Indianápolis, onde se corre o Grande Prémio dos Estados Unidos, Tiago Monteiro alcançou mais um feito inédito no nosso país, subir ao podium na Fórmula 1. De facto, o piloto português alcançou a terceira posição no final da corrida, uma corrida cheia de polémica visto que só correram seis carros.
De facto, a prova de Indianápolis ficou marcada pela polémica com os pneus Michelin que não aguentavam o desgaste da pista e que acabaram por provocar um violento acidente com Ralph Schumacher. Nestas condições, as equipas equipadas com esta marca de pneus tentaram propor a criação de duas chicanes para resolver o problema, solução que não foi aceite pela organização e pela Ferrari. Esta situação fez com que sete das equipas não participassem na prova, tendo entrado para a zona das boxes ao fim da volta de aquecimento.
À margem de tudo isto, ficaram a Ferrari, a Jordan e a Minardi que utilizando pneus Bridgestone, participaram na corrida mas apenas com seis carros em pista. Desta forma, a scuderia italiana aproveitou para se aproximar dos seus rivais, obtendo a primeira vitória do ano num grande prémio. O vencedor da corrida foi Michael Schumacher seguido do seu companheiro de equipa Rubens Barrichello e o piloto português da Jordan, Tiago Monteiro.
No pódio o grande aplauso foi para Tiago Monteiro, o único que se demonstrava feliz com aquela posição enquanto que os outros dois pilotos foram assobiados, vaiados e nem sequer abriram a garrafa de champagne.
Segundo a organização este foi um golpe duro para a Fórmula1 nos Estados Unidos. Nos últimos anos, as audiência vinham a aumentar e já se pensava na possível entrada de mais uma prova nos Estados Unidos, em Las Vegas ou em Nova York. Esta situação só veio piorar as coisas, deixando o público bastante insatisfeito.
Apesar de tudo, não podemos tirar o mérito ao piloto português que continua a ser o único piloto da época a conseguir terminar todas as provas e a ser mais rápido que o colega de equipa, o indiano Narain Karthikeyan. Com o seu terceiro lugar, Monteiro arrecadou seis pontos para o Campeonato do Mundo e subiu para o 13º lugar da classificação, à frente de Jacques Villeneuve.
A Fórmula 1 segue agora para França para o circuito de Magny-Cours onde Tiago Monteiro terá a oportunidade de correr no novo Jordan, que os mecânicos afirmam poder ser um segundo mais rápido que o actual monolugar.

No comments: