Wednesday, June 22, 2005

Atletas de Boccia ganham 7 medalhas




Os atletas portugueses de Boccia que estiveram, entre 12 e 18 de Junho, na Póvoa de Varzim, a disputar o Campeonato Europeu da modalidade, arrecadaram 7 medalhas para Portugal, quatro de ouro e três de prata.
As medalhas surgiram tanto em categorias individuais como em pares e equipa. Na variante individual Bruno Valentim (BC4) e Fernando Ferreira(BC2) conquistaram as duas medalhas de ouro, enquanto Fernando Pereira(BC4) e António Marques (BC1) ficaram no segundo lugar do pódio.
Em termos colectivos os triunfos foram obtidos pela equipa BC1/B2, que na final derrotou a Inglaterra por 8-1, e pelos pares BC3, que triunfaram por 7-1 sobre a Espanha, que se "vingou" em BC4 e relegou Portugal para a prata.
Com estes brilhantes resultados por parte dos atletas lusos, Portugal foi a nação mais vitoriosa, arrecando no total quatro medalhas de ouro e três de prata, seguida da Espanha e Hungria.

Para aqueles que não conhecem, a boccia é uma modalidade exclusiva para atletas com deficiência - paralisia cerebral ou doenças neuro-musculares - e consiste em lançar pequenas bolas de pele para o mais próximo possível da bola alvo.
Joga-se com seis bolas vermelhas, seis azuis e uma alvo branca, contando as partidas com quatro a seis parciais, dependendo de a partida ser de individuais, pares ou equipas. Para os atletas com maior grau de deficiência é utilizada uma calha.
As classes desportivas para deficientes integram letras referentes à modalidade, que no caso do Boccia é "B", e um número, que revela o grau de deficiência. Os valores mais baixos dizem respeito a graus mais severos de deficiência.

No comments: