Friday, June 03, 2005

Rafael Nadal na final de Roland Garros




No dia em que completou 19 anos de idade o tenista espanhol Rafael Nadal apurou-se para a final de Roland Garros onde irá defrontar,no domingo, o argentino Mariano Puerta, que derrotou na semi-final o russo Nikolay Davydenko.
No encontro mais importante da sua, ainda curta, carreira, o "Toreador", como é apelidado pelos espanhóis, levou de vencido o número 1 do ranking ATP e líder da Corrida dos Campeões, o suíço Roger Federer, pelos parciais de 6/3 4/6 6/4 e 6/3.
O encontro que durou mais de duas horas e meia colocou em confronto os dois principais favoritos à vitória no segundo torneio do Grand Slam da época e apesar de o favoritismo descair para o lado de Roger Federer, o espanhol conseguiu batê-lo e seguir em frente, à conquista do título.
A partida foi muito disputada por ambos os tenistas, mas foi também marcada por um número 1 mundial longe da sua melhor performance, ficando um pouco aquém das expectativas. De facto, Roger Federer não jogou ao seu melhor nível falhando bolas na rede, onde costuma ser implacável, a percentagem de primeiros serviços foi bastante inferior aos valores habituais e as suas pancadas de fundo do court não estiveram tão afinadas como costumam estar. Segundo o próprio, "basicamente comecei mal e acabei mal". Já Rafael Nadal apresentou-se ao seu melhor nível demonstrando "ganas" de vencer e lutando a cada ponto pelo lugar na final. Para ele um sonho foi concretizado mas salienta que Roger Federer é sem dúvida o melhor tenista do mundo da actualidade, ou até, quem sabe, de sempre.
No próximo domingo Rafael Nadal irá tentar, na sua primeira participação em Roland Garros, vencer o seu primeiro torneio do Grand Slam. Nadal terá pela frente um Mariano Puerta, especialista em terra batida, motivado pela sua brilhante prestação no tornieo.

No comments: