Monday, July 18, 2005

Portugal em destaque nos Europeus de Juniores de Natação

Portugal arrecadou oito medalhas (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze) nos Europeus de Natação que decorreram na Hungria, na cidade de Budapeste. Esta foi de longe a melhor prestação da selecção portuguesa nuns Campeonatos Europeus.
Em grande destaque esteve Diana Gomes que obteve duas medalahs de ouro, uma nos 100 m bruços e a outra nos 200 m bruços. A nadadora, em declarações afirmou: “estou muito, muito feliz. Acho que nunca estive num momentode forma tão positivo como nesta competição. Só sinto uma pontinha de tristeza por não ternadado abaixo do 1.10 minutos. Mas fiquei muito próximo, foram apenas nove centésimos.Antes desta prova criei alguma ansiedade mas correu tudo bem. A outra medalha soube bastante melhor porque são os 200 bruços que gosto mais de nadar, também é uma prova longa e depois há aquela barreira dos 100m a ultrapassar. Ouvir o hino é uma sensação indescritível”.
Outro dos grandes nadadores da comitiva portuguesa foi Tiago Venâncio que obteve três medalhas. Uma de prata nos 200 m livres, e duas de bronze nos 50 e 100 m livres. Em declarações Venâncio afirmou: "Estou muito satisfeito pelas três medalhas (em três provas) que aqui conquistei".
As surpresas vieram da parte de Pedro Oliveira, com a prata nos 200 m costas, e de Carlos Almeida, com o bronze nos 200 m estilos. Estes dois nadadores que estão ainda no primeiro ano da categoria obtiveram grandes resultados ao subirem ao pódio, demonstrando um grande espírito competitivo.
Segundo Luís Cardoso, DTN Adjunto, “Só podemos fazer um balanço extremamente positivo. Sem dúvida que estes foram os melhores Campeonatos de sempre, mais ainda se tivermos em linha de conta a idade dos nadadores. O Pedro Oliveira e o Carlos Almeida, por exemplo, ainda estão no 1º ano de juniores.
De destacar também que os mais velhos, a Diana e o Tiago, mostraram aqui grande maturidade na forma como nadaram as várias fases das provas. A Diana, de resto, esteve ao melhor nível, quer em termos técnicos quer psicológicos. O Tiago também esteve bem pois arrecadou três medalhas.
As medalhas do Pedro Oliveira e do Carlos Almeida constituíram uma boa surpresa, sendo que
ambos demonstraram grande atitude competitiva nas duas provas em que ganharam as medalhas e com sucessivos recordes nacionais de juniores”.
O desporto nacional esteve novamente em destaque, desta vez na natação, mais uma prova de que nem só no futebol o nosso país obtém bons resultados...